| |
|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 235 { professores: 0 | editores de blog: 0 | editores de sites profissionais: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Estreia da semana
Nelson Cavaquinho,
[Passe o mouse para mais informações]
Quem não gosta de samba
 


Um dos expoentes do cinema novo, Leon Hirszman, filmou o samba que vive em Nelson Cavaquinho dias após a promulgação do AI-5 no Brasil. Captado em 35mm, o filme é a estreia da vez no Porta Curtas e reflete o samba, a melancolia e a resistência da cidade.

O cineasta abre novos caminhos para a forma de se pensar o documentário no Brasil à medida em que a câmera acompanha com intimidade a vida da periferia em um período em que a ditadura atingiu o ápice de sua crueldade. Os planos do filme mostram a forma como as ruas cariocas sentiam no ano de 1969 - a simplicidade da poesia no olhar dos sambistas e os contrastes que por lá rondavam. Os muros das casas se abrem para encontros de samba, cerveja e conversa fora. Ali, quem faz a cidade são os moradores, a vizinhança, as crianças.

O samba, a boemia e resistência tomam conta do Porta Curtas. Em destaque, Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba, Moreira da Silva, Heitor dos Prazeres e Coruja.

Destaques
Em abril de 1954, nos festejos do IV Centenário de São Paulo, Thomaz Farkas filmou uma apresentação de Pixinguinha ...
Documentário musical focalizando a figura ímpar do compositor e cantor Antonio Moreira da Silva, o popular Kid Mora...

Memórias do sambista popular e pintor naif Heitor dos Prazeres em seu atélier na Cidade Nova, bairro decadente do R...
O filme mostra a relação de Bezerra da Silva com seus compositores, anônimos garimpados por ele "onde a coruja dorm...

Roleta
Tente a sua sorte e assista a um filme aleatório!